A Couto e Cavalcante é uma banca de advocacia especializada em Gestão Tributária, Ambiental e Urbana com atuação nos estados do Piauí e Maranhão, presta assessoria jurídica com a missão de gerar valor à administração pública e à sociedade como um todo. Por meio de um atendimento personalizado, ético e eficiente, tem o objetivo de produzir resultados além do esperado pela equipe e pelos clientes na melhor relação custo-benefício, proporcionando desenvolvimento e inovação por meio do conhecimento e devida aplicação do Direito Tributário e áreas afins.
Todos os direitos reservardos – Couto e Cavalcante 2022
Advogado e sócio do escritório Couto & Cavalcante Sociedade de Advogados.
Dr. Chico Couto é advogado e sócio do escritório Couto & Cavalcante Sociedade de Advogados. Foi Conselheiro Federal da OAB PI (2016/2019) – (2019/2022), Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário da OAB (2016/2019 – 2019/2022), Presidente do Instituto de Direito Previdenciário do Piauí – IDPPI, membro do Fórum Interinstitucional Previdenciário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1 , membro do Fórum Nacional Previdenciário e de Conciliação do Conselho da Justiça Federal- CJF, Diretor da Unidade de Previdência do Instituto de Assistência e Previdência do Piauí – IAPEP (2013/2014), membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PI, Membro do Conselho de Ética da Associação dos Advogados Previdenciários do Piauí, Coordenador Geral do I e II Congresso de Direito Previdenciário do Piauí, Consultor Jurídico da Federação dos Servidores Públicos do Estado do Piauí; sócio gestor do escritório Couto & Cavalcante Sociedade de Advogados.
Advogada, sócia administradora e responsável técnica do escritório Couto & Cavalcante Sociedade de Advogados.
Dra. Taisa Cavalcante é advogada, sócia administradora e responsável técnica do escritório Couto & Cavalcante Sociedade de Advogados. Experiência com assessoria e consultoria jurídico-tributária em diversos municípios nos estados do Piauí e Maranhão, no que diz respeito à legislação e recuperação de crédito tributários por meio da gestão de tributos diversos, com expertise em fiscalização de Instituições Financeiras, contribuintes do Simples Nacional e ICMS Ecológico e Valor Adicionado Fiscal. Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC MG); Possui MBA em Gestão, Economia e Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – RIO); Especialista em Direito Constitucional e Administrativo, pela Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA PIAUÍ), Presidente da Comissão Estadual de Petróleo, Energia e Mineração – OAB/PI (2019 -2021); Coach Integral Sistêmico (FEBRACIS); Acadêmica de Engenharia Ambiental (Faculdade Católica Paulista); Palestrante no evento Controladores Sociais organizado pelo Tribunal de Contas do Piauí em diversas cidades do Estado do Piauí.
Dra. Andreia Cardoso é advogada, inscrita na OAB/PI sob o nº 20.908. Pós-graduanda em Advocacia Cível pela Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul – FMP/ESA Nacional e Direito Tributário e Processo Tributário pela ESPG. Coordenadora da pasta de Gestão Fiscal dos municípios do Maranhão e das Auditorias de instituições financeiras e Valor Adicionado Fiscal.
Dr. Francisco Roland Dantas é advogado, inscrito na OAB/PI sob o nº 16.827. Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pelo Uninovafapi; pós-graduando em Advocacia Cível pela FMP-RS; Bacharelado em Administração de Empresas pela UFPI; Coordenador da pasta de Gestão Fiscal Municipal do escritório Couto & Cavalcante. Membro da Comissão de Estudos Tributários da OAB/PI.
Dra. Giovana Cunha é advogada inscrita na OAB/PI 16.831. Especialista em Direito Tributário pela PUC-MG; Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela UNINOVAFAPI; MBA em andamento na área de Desenvolvimento Humano e Gestão de Projetos pela ESPG e Gerente de Operações do escritório Couto & Cavalcante.
Dra. Kellen Vasconcelos é advogada no escritório Couto e Cavalcante Sociedade de Advogados. Experiência em assessoria jurídico-administrativa a municípios piauienses maranhenses no tocante à representação judicial e extrajudicial, planejamento, coordenação, controle e execução das atividades jurídicas de interesse das cidades. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina – CEUT; Especialização em curso em Direito Público: Licitações e Contratos pela Escola Superior de Planejamento e Gestão – ESPG e em Advocacia Trabalhista e Previdenciária pela Escola Superior da Advocacia do Maranhão – ESA/MA.
Pós-graduado em Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processo Penal e Docência no Ensino Superior pela UNINOVAFAPI, pós-graduando em Direito Empresarial pela ESPG. Coordenador do setor jurídico-contencioso do escritório Couto e Cavalcante Sociedade de Advogados.
Coordenadora da pasta de Gestão Fiscal Municipal do escritório Couto e Cavalcante
Dra. Raíra Rodrigues é advogada no escritório Couto & Cavalcante e tem experiência em diversas atividades jurídicas. Ministrou aulas no PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) e no Projeto Mulheres de Visão; Palestrante no Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e atua também como secretária de comissões temáticas da OAB/PI, prestando serviço voluntário para a sociedade. Possui MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo Instituto de Pós-graduação (IPOG); é especialista em Direito Constitucional e Administrativo e em Penal e Processo Penal pela Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA – PI).
Dr. Ray Mendonça Nascimento advogado inscrito na OAB/MA nº 19.766. Possui experiência com assessoria e consultoria jurídico-tributária em diversos municípios no Maranhão, no que diz respeito à legislação e recuperação de crédito tributários por meio da gestão de tributos diversos, com expertise em fiscalizações contribuintes do Simples Nacional. Pós-graduando em Direito Tributário pela Instituição Damásio Educacional.
Dra. Ruth Fernandes é advogada inscrita na OAB/PI n° 21.036, formada pelo Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA; Pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto de Ensino Superior – Icev. Advogada do escritório Couto e Cavalcante, com experiência profissional na área civil.
Assessor Técnico da PGE-PI (ACO-1831).
Eric Melo, geógrafo, professor e consultor ambiental do escritório Couto e Cavalcante Sociedade de Advogados. Experiência docente na educação básica e ensino superior. Domínio dos currículos BNCC e Fieldwork Education. Experiência com Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental e ICMS Ecológico. Graduado em Geografia (UFPI); Especialista em gestão e supervisão escolar (FAEME); e Mestre em Geografia (UFPI). Pesquisador e Especialista em Litígio Territorial (Piauí/Ceará).
Fernanda Silva Veloso é coordenadora do Setor Administrativo e Financeiro no Escritório Couto e Cavalcante. Bacharel em Direito, pós-graduanda MBA em Gestão Financeira. Responsável pelo setor administrativo e financeiro.
João Marcos Queiroz é bacharel em Direito, especialista em Direito Público, possui experiência em conciliação e mediação no setor público, é professor universitário e pós-graduando em marketing, negociações e vendas. Atualmente é assessor comercial do escritório Couto & Cavalcante, atuando no oferecimento e contratação de serviços.
Laysa Santana é acadêmica do 7º período de Administração de Empresas pela Escola de Gestão e Negócios ICEV – Instituto de Ensino Superior. É responsável por auxiliar o Setor Administrativo e Financeiro do escritório Couto e Cavalcante.
Adrielly Lessa, acadêmica de Direito, 9º período, Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.
Eduarda Letícia Mendes Pereira, acadêmica de Direito, 9º período, Faculdade do Centro Maranhense – FCMA/UNICENTRO.
Francisco Igor Moreira de Aguiar, acadêmico de Direito, 9º período, Estácio – CEUT.
Guilherme Richard Chaves Cardoso, acadêmico de Direito, 9º período, Centro de Ensino Vale do Parnaíba.
Weverton Costa de Moura, acadêmico de Direito, 8º período, Universidade Federal do Piauí – UFPI.